No decorrer das aulas de lingua portuguesa, no mês de junho de 2009, na escola de Ensino Fundamental Rui Ramos, na turma 52, começou a ser aplicada atividades dos livros do programa Gestar II.
No primeiro dia de aplicação utilizei uma atividade do livroAAA6, a classe foi separada em dupla. Iniciou-se a aula com a história em quadrinhos da personagem Mafalda onde relata a "Doença do Mundo", foi feita a leitura oral pela professora e alunos, durante a leitua dos enunciados de cada quadrinho foi debatido o que as palavras queriam transmitir ao leitor.
Em um segundo momento as duplas fizeram as atividades propostas confeccionando frases que foram expostas na sala de aula. Para finalisar eles criaram sua própria história em quadrinhos relatando o mesmo assunto.
Percebe-se que o aluno sente-se mais motivado e interessado quando o professor trás uma aula diferente, principalmente em língua portuguesa, onde o aluno tem a mentalidade que para aprender precisa copiar textos enormes e decorrar regras gramaticais. Notei que os alunos através de uma metodologia diferenciada conseguem explorar melhor os enunciados, criando situações de compreensão que concretizam o significado das palavras de uma maneira mais lúdica.
Acredito que o programa Gestar veio para auxiliar o professor em planejar suas aulas deixando-as mais atrativas, trazendo novas expectativas em relação a matéria.
Cursista: Professora Gracieli Bertolin
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário